Aurora da Rua - Só mais um site Sites da ASA

Projeto Ruas

Após trabalhar na Coca-Cola, o engenheiro de produção Murillo Sabino, 27 anos, fundou uma ONG que busca reduzir o número de pessoas que moram nas ruas do Rio de Janeiro, o Projeto Ruas.

A organização tenta envolver nos trabalhos as comunidades que convivem com essas pessoas, conectando-as com centros de reabilitação para dependentes, defensores públicos e assistentes sociais. “Entramos nos bairros e promovemos workshops sobre como falar com essa população, para que os moradores atuem permanentemente com ela.”

Em outra frente, a organização busca parcerias com empresas e governos para testar no Brasil um projeto inspirado no programa Housing First, adotado nos Estado Unidos. O programa inovou ao oferecer moradias individuais para pessoas em situação de rua imediatamente, em vez de levá-las a abrigos ou centros para dependentes. Em contrapartida, os beneficiados se comprometem a assumir o aluguel das residências em alguns meses. Sabino afirma que, entre os atendidos pelo programa em Kansas City (EUA), o número de pessoas nas ruas caiu de 2 mil para 33.

Para saber mais, visite: http://www.projetoruas.org.br/

Fonte: elpais.com