Aurora da Rua - Só mais um site Sites da ASA

Banco de currículos de moradores de rua

Cerca de 1,8 milhão de pessoas estão em situação de rua no Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Projeto Olhe nasceu com o intuito de ajudar a melhorar este índice, reintegrando cidadãos ao mercado de trabalho, devolvendo-lhes dignidade.
A iniciativa, lançada em São Paulo em 2015, é do Coletivo Criativo F5, um grupo de publicitários. Edgard Vidal, 25 anos, Lucas Cordeiro, 31, Gustavo Orsati, 36, Júlia Rebouças, 25, e Thómas Fernandes, 32, desejam utilizar a propaganda para promover a cidadania.
Dessa forma, aproveitaram a expertise da profissão para valorizar as potencialidades dos candidatos através de vídeos e apresentá-los para possíveis contratantes. Em outras palavras, uma espécie de currículo. “Nos primeiros meses conseguimos alguns freelas. O seu José é poeta, conseguimos que ele desse uma palestra remunerada em uma faculdade”, exemplifica, Edgard.
Uma das dificuldades da empreitada é em relação ao comportamento dos candidatos. “Oferecemos três oportunidades para um senhor, mas ele não compareceu. Ao longo desse processo, muitas pessoas disseram que a gente devia se preparar para as frustrações. E essa foi a primeira. Então, pisamos no freio”, conta. Por isso, desde o começo do ano, o projeto está interrompido para reestruturação.
Os integrantes estão em busca de voluntários e parcerias que possam auxiliar a pensar no processo logístico, psicológico, social e comercial. Edgar admite que ainda há necessidade de longo estudo para reimplantá-lo. Para a segunda fase, o grupo pensa em estabelecer um relacionamento mais íntimo com o setor de recursos humanos das empresas.
Fonte:http://jcrs.uol.com.br/