Aurora da Rua - Só mais um site Sites da ASA

Banho solidário

banho solidário2

(Foto: Lu Mena Barreto/Arquivo Pessoal)

Um projeto social ofereceu, na noite de sábado, 11 de junho, banho quente a um grupo de moradores de rua de Porto Alegre. Uma estrutura provisória foi montada no estacionamento no Parque da Redenção, na região central da cidade e oito pessoas – sete homens e uma mulher – aceitaram tomar banho no local.

Outros 17 moradores de rua  foram até o local, mas não concordaram com o banho. Todos receberam cobertores, toalhas e alimentação. Este é o primeiro “Banho Solidário”, como é conhecido o projeto, organizado na cidade. A estrutura foi construída após uma vaquinha, que arrecadou R$ 20 mil.

Os dois banheiros foram montados em cima de um reboque, o que facilitou o deslocamento. Para construir a estrutura, cerca de vinte pessoas se envolveram no processo de planejamento, fabricação e montagem, que levou ao todo 40 dias, explica a decorada Letícia Andrade, uma das organizadoras.

O projeto foi criado pelo empresário Cláudio Lacerda, de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, e foi trazido por Letícia para Porto Alegre. Ela explica que a ducha quente é possível por uma instalação de gás, enquanto que a água vem do próprio Parque da Redenção, fornecida pela prefeitura.

Letícia explica que o banho ocorre à noite devido ao horário autorizado pela prefeitura, com “a intenção de não atrapalhar as movimentações de pessoas e o comércio do parque”, explica. Metade dos moradores de rua atendidos contaram à decoradora que trabalham, entretanto não têm condições de pagar aluguel de um imóvel.

Fonte:http://g1.globo.com