Aurora da Rua - Só mais um site Sites da ASA

Ipea lança livro sobre o panorama da reciclagem no Brasil

livro ipea

Com o objetivo de discutir as políticas públicas relacionadas à reciclagem no país envolvendo a perspectiva dos próprios catadores, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou  o livro “Catadores de Materiais Recicláveis: um encontro nacional“.

Além dos autores e organizadoras da obra, que conta com 23 capítulos, a publicação traz a participação de Douglas Moreira da Silva e Armando Octaviano Júnior, catadores de materiais recicláveis. Eles assinam artigos que discutem a gestão participativa em cooperativas, analisam a poluição e desafios ambientais e sociais, além de seus relatos sobre a experiência no encerramento de aterros e a capacitação dos trabalhadores.

O livro é dividido em três partes: a primeira com destaque para noção de identidade do próprio catador, de suas questões a partir de sua perspectiva como trabalhador. Envolvem ainda as questões de gênero e aquelas relacionadas à divisão sexual do trabalho. Já na segunda parte, o destaque é para o aspecto coletivo, com a discussão sobre organização, instituição e fortalecimento das cooperativas como forma de inclusão produtiva. A última parte do livro discorre sobre o desenvolvimento e os desafios para a tecnologia e inovação no processo produtivo de materiais recicláveis.

Hoje o Brasil tem uma Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) e isso foi graças ao trabalho e a organização dos catadores de materiais recicláveis como falou o secretário nacional adjunto de Economia Solidária, Roberto Marinho. “Nós demos um salto para desenvolver e apoiar políticas que permitiram aos catadores, num modelo de organização coletiva, assumir o papel de agentes econômicos, em que podem decidir como distribuir de forma justa e equitativa o resultado de seu trabalho”, destacou Marinho.

Fonte:http://www.mncr.org.br